VIRTUALIZAÇÃO
Virtualização é uma técnica que permite que uma aplicação ou mesmo um sistema operacional inteiro rode dentro de outro sistema. Possibilita por exemplo instalar vários sistemas operacionais diferentes em um único computador. Windows, Linux, Mac na mesma cpu funcionando ao mesmo tempo.
Nas corporações, a virtualização é utilizada para extrair o máximo de desempenho com o hardware disponível. Com a ajuda de um software, duas máquinas virtuais são criadas em cima de uma camada de emulação, que diz para cada sistema operacional que ele tem um processador de apenas um núcleo e dois discos.
Vantagens da Virtualização:
Melhor aproveitamento de hardware – Boa parte dos recursos do computador ficam ociosos pela maioria do tempo, é extremamente raro executar uma tarefa que exija quase toda a capacidade de seu computador, a não ser que você tenha uma máquina com uma configuração baixa e rode softwares gráficos neste. Quando uma máquina virtual é inicializada, boa parte destes recursos ociosos são alocados, e o seu computador passa a usar quase que seu desempenho total.
Economia – Com uma máquina virtual, o usuário tem diversos benefícios financeiros, como corte de gastos com aquisição de novos hardwares, gastos com instalação, espaço físico, refrigeração, manutenção, consumo de eletricidade, dentre outras coisas que podem vir a custar algum dinheiro do usuário.
Diversidade de plataformas – Como já sabemos, a sua máquina não está restrita a receber apenas uma virtualização, várias máquinas virtuais podem ser criadas dependendo dos recursos que você tem disponíveis, o que adiciona várias aplicações, como um ambiente de teste para novos sistemas operacionais; segurança quando você tentar executar algum software suspeito, pois somente a máquina virtual poderá ser afetada; a simples liberdade para buscar novas experiências.
Economia de espaço físico – Uma das grandes vantagens de se virtualizar servidores é vista com a diminuição de espaço físico para que a empresa tenha vários equipamentos em seu local de trabalho. Uma vez que a empresa poderá executar várias instâncias em um único equipamento, o espaço físico ocupado pela infraestrutura de TI diminuirá significativamente.
Facilidade para instalar, migrar e remover – Muitas vezes, a migração de soluções de TI entre ambientes é um processo complexo. Nesse cenário, os gestores de TI precisam lidar com uma série de requisitos, políticas de segurança de dados e prazos que nem sempre são os mais adequados. Para que esse processo ocorra com o menor número de erros possível, grande parte da equipe do setor acaba sendo mobilizada, o que pode prejudicar outras áreas, como o help desk.